quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Nasceu a criança


Por Lázaro Lamberth

Com o advento e democratização das tecnologias midiáticas, sobretudo a internet, a denominada blogosfera consolidou-se como uma das ferramentas necessárias e imprescindíveis para qualquer aspirante à comunicólogo. Particularmente eu sempre hesitei, haja vista a febre e a popularidade que o fenômeno atingiu, principalmente entre estudantes de comunicação.

Com o tempo e por diversos motivos, percebi que não poderia ficar por fora (igual a bunda de índio [risos]) e resolvi criar o Arquivo Lamberth, meu primeiro blog. Como o próprio nome já sugere, o blog surge com a proposta de servir como uma espécie de arquivo público, contendo meus principais textos, críticas e reflexões, oriundos na sua maioria, dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos na Faculdade.

Embora meu desejo sempre fosse cursar Jornalismo, minha primeira experiência foi em Publicidade e Propaganda, que cursei por dois anos na Universidade Católica do Salvador - UCSal. A cada semestre, a frustação era maior, pois percebia que não tinha a menor vocação para ser publicitário.

A oportunidade de mudança veio em meados de 2006, quando perdi a bolsa de estudos que tinha na UCSal. Como a partir de então eu teria que bancar a própria faculdade, decidi que pagaria por aquilo que, de fato, eu queria fazer.

Sondei os principais cursos de Jornalismo em Salvador e descobri que, depois da FACOM (UFBA), o melhor curso de Jornalismo do norte-nordeste é o da FIB - Centro Universitário da Bahia. Como não disponho mais de tempo e paciência para enveredar pelos caminhos de uma faculdade pública, optei pela FIB. Fiz a prova de transferência, abati as disciplinas correspondentes e há um ano e meio estou fazendo o que gosto: Jornalismo.

Portanto, a partir de hoje, sou um aspirante a blogueiro e como tal, postarei alguns textos já produzidos no decorrer do curso, bem como outras coisas que julgar pertinentes. No decorrer desde novo percurso, espero contar com a colaboração dos amigos e colegas de faculdade, que serão gradativamente convidados para colaborar com o blog.

Pois bem, é isso. Está no ar (no ar não, na web) o Arquivo Lamberth.

Sejam bem vindos!

Um comentário:

Contemporânea disse...

Olá Lázaro,
Parabéns por essa nova iniciativa. Também sou bastante avessa a essas tecnologias, mas compreendo que, a utilização desse tipo de ferramenta é bastante necessária, visto que a internet não é um espaço inútil. Ao contrário, é atualmente, uma das principais fontes de difusão da informação, do conhecimento e de pesquisa.
Você sabe da minha paixão pelo Jornalismo (sua capacidade de mudar e transformar a sociedade através da informação), mas atualmente me dedico a criar um mundo mais próximo do encantamento, o da Propaganda.
Espero poder tirar daqui muita informação relevante acerca da nossa área de estudo.
Mais uma vez parabéns!
Sorte...
Simone Mendonça

Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Jornalista

Sobre o blog

Neste blog você encontrará um pequeno acervo dos trabalhos e textos que desenvolvi para algumas disciplinas do curso de Jornalismo, bem como comentários, críticas e reflexões sobre assuntos da atualidade. Seja bem vindo!

Porque Lamberth

As pessoas me perguntam o porquê do sobrenome Lamberth, uma vez que o mesmo não integra o meu nome oficial, Lázaro Britto dos Santos. Pois bem, Lamberth surgiu da brincadeira de uma amiga que, por gozação, só me chamava de Lázaro Lamberth. A brincadeira pegou, a sonoridade combinou e em decorrência, fiquei mais conhecido pelo sobrenome Lamberth do que Britto. Além disso, adotei o Lamberth devido ao enorme carinho que tenho pela madrinha do mesmo.

Indicação da Semana

"A Nova Mídia", de Wilson Dizard. Vale a pena!!!

Devo mudar o nome do meu blogger?


Um Pedaço de Mim

UM PEDAÇO DE MIM é uma Biografia de Auto-ajuda com 127 páginas que escrevi em 2003 sobre minha experiência na luta contra um tumor maligno no joelho. Na época, fui operado e tratado no Hospital Aristides Maltez (de Salvador-Bahia), pelos médicos Alexandre Machado Andrade (especializado em Ortopedia Oncológica) e Maria Giselda N. Rocha (especializada em Oncologia Clínica). Hoje, após anos de lutas e vitórias, encontro-me curado e meu interesse em passar para o papel minha experiência foi pelo simples desejo de usá-la para orientar e encorajar outros que estejam lutando contra o câncer.

Veja o release da obra abaixo:


Por Neuza Leite

Um Pedaço de Mim é um livro simples, de autoria amadora e produção independente. Conta a história de um jovem que, aos 19 anos, descobriu um tumor ósseo no joelho. A obra mostra de forma clara e realista que a vitória sobre o câncer ainda é algo imprevisível, pois, ainda existem algumas formas da doença em que bem pouco pode ser feito, apesar do grande avanço da medicina em diagnosticar e tratar o paciente.

Por outro lado, quando se trata de nossa vida, toda e qualquer batalha sempre vale a pena! Esse senso de valorização pelo que de direito é nosso, é justamente o que o autor procura passar para seus leitores – e de certo modo – ele atingiu seu objetivo, pois seu livro ensina-nos de forma ímpar e magistral, como amadurecer com as adversidades, a enfrentar as perdas, as deficiências e os contratempos que uma enfermidade nos apresenta.

Um Pedaço de Mim revela-nos seus métodos utilizados no combate à doença, bem como o que ele sugere de natural, espiritual e psicológico a uma pessoa que esteja lutando ou auxiliando "entes queridos" na luta contra esta implacável doença. O livro é composto também de cinco anexos que relatam um breve histórico do câncer; como surge, principais tipos, causas, fatores de risco, prevenção e formas de tratamento médico e psicológico aos pacientes afligidos pela doença.
Powered By Blogger