sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Uso da camisinha ainda é tabu entre muita gente

Por Lázaro Lamberth

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou na última terça-feira (27/11), em Brasília, a nova campanha do Ministério da Saúde (MS) para o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, comemorado anualmente em 1º de dezembro, desde 1987. Com o tema "O jovem e seu direito de exercer sua sexualidade e de usar preservativo" e slogan "Sua atitude tem muita força na luta contra a Aids", a campanha pretende afirmar os direitos do adolescente de viver sua sexualidade e de ter acesso ao preservativo e à informação.
Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Arquivo Lamberth traz uma série de reportagens sobre um tabu que ainda intriga muita gente: a camisinha. Por que tantas pessoas, jovens e adultos, dispensam o uso do preservativo na hora da relação sexual? Quais os motivos que levam a tal comportamento? Quais as consequências e, principalmente, quem são as principais vítimas?
Para tentar responder esses questionamentos, levantamos os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS) e recorremos à pisiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do ProSex - Programa de Sexualidade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), que através de e-mail, respondeu algumas perguntas sobre a questão. O Arquivo Lamberth traz ainda dicas e sugestões de como usar os preservativos masculino e feminino, bem como um dos vídeos produzidos pelo MS em comemoração ao 1º de dezembro.
Acompanhe!

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Jornalista

Sobre o blog

Neste blog você encontrará um pequeno acervo dos trabalhos e textos que desenvolvi para algumas disciplinas do curso de Jornalismo, bem como comentários, críticas e reflexões sobre assuntos da atualidade. Seja bem vindo!

Porque Lamberth

As pessoas me perguntam o porquê do sobrenome Lamberth, uma vez que o mesmo não integra o meu nome oficial, Lázaro Britto dos Santos. Pois bem, Lamberth surgiu da brincadeira de uma amiga que, por gozação, só me chamava de Lázaro Lamberth. A brincadeira pegou, a sonoridade combinou e em decorrência, fiquei mais conhecido pelo sobrenome Lamberth do que Britto. Além disso, adotei o Lamberth devido ao enorme carinho que tenho pela madrinha do mesmo.

Indicação da Semana

"A Nova Mídia", de Wilson Dizard. Vale a pena!!!

Devo mudar o nome do meu blogger?


Um Pedaço de Mim

UM PEDAÇO DE MIM é uma Biografia de Auto-ajuda com 127 páginas que escrevi em 2003 sobre minha experiência na luta contra um tumor maligno no joelho. Na época, fui operado e tratado no Hospital Aristides Maltez (de Salvador-Bahia), pelos médicos Alexandre Machado Andrade (especializado em Ortopedia Oncológica) e Maria Giselda N. Rocha (especializada em Oncologia Clínica). Hoje, após anos de lutas e vitórias, encontro-me curado e meu interesse em passar para o papel minha experiência foi pelo simples desejo de usá-la para orientar e encorajar outros que estejam lutando contra o câncer.

Veja o release da obra abaixo:


Por Neuza Leite

Um Pedaço de Mim é um livro simples, de autoria amadora e produção independente. Conta a história de um jovem que, aos 19 anos, descobriu um tumor ósseo no joelho. A obra mostra de forma clara e realista que a vitória sobre o câncer ainda é algo imprevisível, pois, ainda existem algumas formas da doença em que bem pouco pode ser feito, apesar do grande avanço da medicina em diagnosticar e tratar o paciente.

Por outro lado, quando se trata de nossa vida, toda e qualquer batalha sempre vale a pena! Esse senso de valorização pelo que de direito é nosso, é justamente o que o autor procura passar para seus leitores – e de certo modo – ele atingiu seu objetivo, pois seu livro ensina-nos de forma ímpar e magistral, como amadurecer com as adversidades, a enfrentar as perdas, as deficiências e os contratempos que uma enfermidade nos apresenta.

Um Pedaço de Mim revela-nos seus métodos utilizados no combate à doença, bem como o que ele sugere de natural, espiritual e psicológico a uma pessoa que esteja lutando ou auxiliando "entes queridos" na luta contra esta implacável doença. O livro é composto também de cinco anexos que relatam um breve histórico do câncer; como surge, principais tipos, causas, fatores de risco, prevenção e formas de tratamento médico e psicológico aos pacientes afligidos pela doença.
Powered By Blogger