quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Plano de ação para o trabalho de História do Jornalismo

FIB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA
HISTÓRIA DO JORNALISMO / MATUTINO
PLANO DE AÇÃO DO TRABALHO COLETIVO AV2
Professor: Luís Guilherme Pontes Tavares
Coordenador: Lázaro Britto dos Santos

BICENTENÁRIO DA IMPRENSA NO BRASIL

05.11.2007

DESCRIÇÃO DO TRABALHO


A Rede Alfredo de Carvalho – http://www.jornalismo.ufsc.br/redealcar/ – promoverá o VI Congresso Nacional de História da Mídia em Niterói, no período de 13 a 16 de maio de 2008, com o apoio da Universidade Federal Fluminense – UFF – coroando assim as ações desenvolvidas desde 2001 para as comemorações do Bicentenário da Imprensa no Brasil. Além da Rede Alfredo de Carvalho, outras instituições estão preparando programação para 2008 (veja relação anexa). Vamos verificar junto a elas o que será realizado no próximo ano, lembrando que há, pelo menos, três datas afins com os 200 anos: a instalação da Impressão Régia, no Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1808; a estréia do Correio Braziliense, jornal editado por Hipólito da Costa e impresso em Londres, em 01 de junho de 1808; e a estréia da Gazeta do Rio de Janeiro, órgão da Coroa portuguesa, em 10 de setembro de 1808. Vamos, portanto, fazer o levantamento da programação nacional e, com base no trabalho individual, tentar responder a seguinte pergunta: por que a Bahia não está preparando nenhuma programação para o Bicentenário da Imprensa no Brasil? O trabalho deverá ser apresentado em sala de aula, ocasião em que a equipe entregará ao professor uma cópia em disquete e uma impressa. Atenção para o prazo.

PLANO DE AÇÃO TRABALHO COLETIVO AV2


Identificação / composição: Trabalho coletivo a ser desenvolvido pelo 4º semestre matutino do Curso de CS/Jornalismo da FIB – Centro Universitário da Bahia, como parte da AV2 na Disciplina História do Jornalismo, sob a orientação do Prof.ª Luis Guilherme Pontes Tavares. Será composto por parte escrita e apresentação oral.

Metodologia: Para uma efetiva participação de todos os alunos na construção do trabalho, a turma será dividida em cinco Grupos de Trabalhos (GTs), que ficarão encarregados de:


  1. Levantar as informações junto às fontes fornecidas pelo Prof. Tavares (cada GT ficará com duas fontes nacionais e uma fonte portuguesa);
  2. Elaborar (digitar) parte escrita, atentando para os pontos requeridos pelo professor na descrição do trabalho;
  3. Responder, com base nas informações apuradas junto às fontes, por que a Bahia não está preparando nenhuma programação para o Bicentenário da Imprensa no Brasil?
  4. Enviar parte escrita (com as devidas referências) para o e-mail do coordenador (lazarobritto@hotmail.com ou lazarolamberth@gmail.com)

GT (Grupo de trabalho):


  • Cada GT será composto pelas mesmas equipes da disciplina Teorias do Jornalismo, no caso, quatro GTs com uma média de 3/4 alunos cada (vide apêndice 1);
  • O 5º GT será formado por alunos que não cursam a disciplina Teorias do Jornalismo e, portanto, não possuem equipe formada;
  • Todo GT deverá eleger um líder, que coordenará os trabalhos no sentido de ser o responsável pelo cumprimento das atividades, bem como o envio da parte escrita e do relatório de atividades realizadas pelo GT, nos prazos estabelecidos;

Relatório de atividades:


  • Independente do desempenho e colaboração de cada GT, o coordenador no trabalho reserva-se o direito de manter um relatório pessoal de atividades, no qual registrará os trabalhos realizados por cada GT, bem como o devido cumprimento de prazos. Todos os relatórios comporão uma única ATA, que descreverá todas as atividades realizadas do início ao fim do trabalho e será assinada por todos os alunos. Esta ata será anexada à parte escrita do trabalho, que será entregue no dia da apresentação;

Trabalho escrito:


A parte escrita será montada pelo coordenador com a ajuda e colaboração dos líderes de GT e conterá:
1) capa;
2) folha de rosto;
3) sumário;
4) apresentação;
5) desenvolvimento (breve histórico do que já ocorreu em preparação ao bicentenário, metodologia aplicada na elaboração do trabalho, referencial teórico consultado, bicentenário da imprensa no Brasil e bicentenário da imprensa em Portugal [onde entrará a parte escrita de cada GT]);
6) considerações finais (parte na qual responderemos por que a Bahia não está preparando nenhuma programação para o bicentenário, dando a opinião da turma);
7) referências;
8) apêndice (ata de atividades da turma) e
9) anexos (caso haja).


Atividades já realizadas e prazos estabelecidos:



  • 01/10/07 – passagem de lista recolhendo contatos da turma (nome, e-mail e telefones);

  • 01/10/07 – envio do Plano de Ação para apreciação do Prof. Tavares;

  • 03/10/07 – envio do Plano de Ação para o mailling da turma;

  • 03/10/07 – definição dos GTs, escolha dos líderes e sorteio das fontes;

  • 17/10/07 – prazo final para o envio da parte escrita e do relatório de atividades do GT para o e-mail do coordenador;

  • 22/10/07 – reunião com os líderes de GT, para revisão e correção da parte escrita e definição da apresentação oral;

FONTES:



  1. ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS – ABL (GT3)

  2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA – ABI (GT3)

  3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INDÚSTRIAS GRÁFICAS – ABIGRAF (GT5)

  4. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS – ANJ (GT5)

  5. CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO – CBL (GT2)

  6. JORNAL CORREIO BRAZILIENSE (GT2)

  7. FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS – FENAJ (GT4)

  8. FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL – FBN (GT4)

  9. IMPRENSA NACIONAL –IN (GT1)

  10. OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA DO BRASIL (GT4)

  11. SENADO FEDERAL (GT1)

  12. ACADEMIA PORTUGUESA DA HISTÓRIA (GT3)

  13. CEHLE – CENTRO DE ESTUDOS DA HISTÓRIA DO LIVRO E DA EDIÇÃO (GT5)

  14. CLUBE DE JORNALISTAS DE PORTUGAL (GT2)

  15. OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA DE PORTUGAL (GT4)

  16. REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA (GT1)

APÊNDICE 1 – RELAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO E FONTES DE PESQUISA


GRUPO DE TRABALHO Nº 1 (GT1)

Bárbara Paula
Cláudia Caciquinho
Lázaro Britto (coordenador)

Fontes:

Imprensa Nacional – IN
Senado Federal – SF
Real Gabinete Português de Leitura

GRUPO DE TRABALHO Nº 2 (GT2)

Elena Martinez
Maria Emília
Tereza Monteiro

Fontes:

Câmara Brasileira do Livro
Jornal Correio Brasiliense
Clube de Jornalistas de Portugal

GRUPO DE TRABALHO Nº 3 (GT3)

Luciano Genonádio
Luciana Zacarias
Nadja dos Santos
Wilde Barreto

Fontes:

Academia Brasileira de Letras – ABL
Associação Brasileira de Imprensa – ABI
Academia Portuguesa da História - APH

GRUPO DE TRABALHO Nº 4 (GT4)

Juliana Barreto
Vinícius Muniz
Zaira Lourenço

Fontes:

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ (Obs.: Conferir se a Fenaj, com o patrocínio da Brasken, está preparando para 2008, a edição fac-similar de As Variedades ou Ensaios de Literatura, a primeira revista brasileira)
Fundação Biblioteca Nacional – FBN
Observatório da Imprensa do Brasil e de Portugal

GRUPO DE TRABALHO Nº 5 (GT5)

Alexandre Rodrigues
Beliza Dorze
Juliana Barroso
Victor Bugalho

Fontes:

Associação Brasileira de Indústrias Gráficas – ABIGRAF
Associação Nacional de Jornais – ANJ
Centro de Estudos da História do Livro e da Edição – CEHLE


Obs.: O Plano de Ação completo foi enviado para o mailling de alunos da disciplina e para o e-mail da turma no dia 03/10/07. Demais detalhes, consultar coordenador.


Atenciosamente,


Lázaro Lamberth.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Jornalista

Sobre o blog

Neste blog você encontrará um pequeno acervo dos trabalhos e textos que desenvolvi para algumas disciplinas do curso de Jornalismo, bem como comentários, críticas e reflexões sobre assuntos da atualidade. Seja bem vindo!

Porque Lamberth

As pessoas me perguntam o porquê do sobrenome Lamberth, uma vez que o mesmo não integra o meu nome oficial, Lázaro Britto dos Santos. Pois bem, Lamberth surgiu da brincadeira de uma amiga que, por gozação, só me chamava de Lázaro Lamberth. A brincadeira pegou, a sonoridade combinou e em decorrência, fiquei mais conhecido pelo sobrenome Lamberth do que Britto. Além disso, adotei o Lamberth devido ao enorme carinho que tenho pela madrinha do mesmo.

Indicação da Semana

"A Nova Mídia", de Wilson Dizard. Vale a pena!!!

Devo mudar o nome do meu blogger?


Um Pedaço de Mim

UM PEDAÇO DE MIM é uma Biografia de Auto-ajuda com 127 páginas que escrevi em 2003 sobre minha experiência na luta contra um tumor maligno no joelho. Na época, fui operado e tratado no Hospital Aristides Maltez (de Salvador-Bahia), pelos médicos Alexandre Machado Andrade (especializado em Ortopedia Oncológica) e Maria Giselda N. Rocha (especializada em Oncologia Clínica). Hoje, após anos de lutas e vitórias, encontro-me curado e meu interesse em passar para o papel minha experiência foi pelo simples desejo de usá-la para orientar e encorajar outros que estejam lutando contra o câncer.

Veja o release da obra abaixo:


Por Neuza Leite

Um Pedaço de Mim é um livro simples, de autoria amadora e produção independente. Conta a história de um jovem que, aos 19 anos, descobriu um tumor ósseo no joelho. A obra mostra de forma clara e realista que a vitória sobre o câncer ainda é algo imprevisível, pois, ainda existem algumas formas da doença em que bem pouco pode ser feito, apesar do grande avanço da medicina em diagnosticar e tratar o paciente.

Por outro lado, quando se trata de nossa vida, toda e qualquer batalha sempre vale a pena! Esse senso de valorização pelo que de direito é nosso, é justamente o que o autor procura passar para seus leitores – e de certo modo – ele atingiu seu objetivo, pois seu livro ensina-nos de forma ímpar e magistral, como amadurecer com as adversidades, a enfrentar as perdas, as deficiências e os contratempos que uma enfermidade nos apresenta.

Um Pedaço de Mim revela-nos seus métodos utilizados no combate à doença, bem como o que ele sugere de natural, espiritual e psicológico a uma pessoa que esteja lutando ou auxiliando "entes queridos" na luta contra esta implacável doença. O livro é composto também de cinco anexos que relatam um breve histórico do câncer; como surge, principais tipos, causas, fatores de risco, prevenção e formas de tratamento médico e psicológico aos pacientes afligidos pela doença.
Powered By Blogger