terça-feira, 16 de outubro de 2007

Tropa de Elite revela a pura realidade do crime organizado brasileiro

Por Lázaro Lamberth

"Pegou geral". Este foi o título da capa da revista Veja na edição desta semana, que traz uma matéria especial sobre o filme Tropa de Elite que, mesmo antes do lançamento oficial no dia 5 deste mês, já era o filme brasileiro mais visto dos últimos anos. Segundo Veja, Tropa de Elite "é o maior sucesso do cinema brasileiro porque trata bandido como bandido e mostra usuários de droga como sócios dos traficantes". Uma matéria e tanto, que vale a pena ser lida, apesar de todas as críticas e oposições que se possa ter em relação à posição de direita da revista.

Eu particularmente concordo com o posicionamento da matéria. Desde quando tive a oportunidade de assistir o filme em casa de amigos na semana retrasada (em cópia pirata, diga-se de passagem rsrs), concluí que Tropa de Elite é um filme atual e muitíssimo interessante. Pretendo assisti-lo novamente no cimena.
O curioso é que, mesmo antes de ver o filme, ouvi comentários e críticas de amigos e pessoas gabaritadas, que classificaram-no de fascista e tendencioso, justamente por contar a história somente do ponto de vista da polícia. Porém, a leitura que fiz de Tropa de Elite ao assisti-lo é que o filme é, antes de tudo, extremamente realista, pois mostra a crua e triste realidade do Rio de Janeiro, que pode, inclusive, ser encontrada em várias grandes cidades do país: o império de violência do crime organizado e do clima de verdadeira guerra civil.

Por isso, o Indicação da Semana desta vez vai para Tropa de Elite. Um filme que tem por mérito a capacidade de chamar a atenção para a gravidade da violência existente no país e a necessidade de modificar "de alto a baixo" o sistema de segurança pública no Brasil.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Jornalista

Sobre o blog

Neste blog você encontrará um pequeno acervo dos trabalhos e textos que desenvolvi para algumas disciplinas do curso de Jornalismo, bem como comentários, críticas e reflexões sobre assuntos da atualidade. Seja bem vindo!

Porque Lamberth

As pessoas me perguntam o porquê do sobrenome Lamberth, uma vez que o mesmo não integra o meu nome oficial, Lázaro Britto dos Santos. Pois bem, Lamberth surgiu da brincadeira de uma amiga que, por gozação, só me chamava de Lázaro Lamberth. A brincadeira pegou, a sonoridade combinou e em decorrência, fiquei mais conhecido pelo sobrenome Lamberth do que Britto. Além disso, adotei o Lamberth devido ao enorme carinho que tenho pela madrinha do mesmo.

Indicação da Semana

"A Nova Mídia", de Wilson Dizard. Vale a pena!!!

Devo mudar o nome do meu blogger?


Um Pedaço de Mim

UM PEDAÇO DE MIM é uma Biografia de Auto-ajuda com 127 páginas que escrevi em 2003 sobre minha experiência na luta contra um tumor maligno no joelho. Na época, fui operado e tratado no Hospital Aristides Maltez (de Salvador-Bahia), pelos médicos Alexandre Machado Andrade (especializado em Ortopedia Oncológica) e Maria Giselda N. Rocha (especializada em Oncologia Clínica). Hoje, após anos de lutas e vitórias, encontro-me curado e meu interesse em passar para o papel minha experiência foi pelo simples desejo de usá-la para orientar e encorajar outros que estejam lutando contra o câncer.

Veja o release da obra abaixo:


Por Neuza Leite

Um Pedaço de Mim é um livro simples, de autoria amadora e produção independente. Conta a história de um jovem que, aos 19 anos, descobriu um tumor ósseo no joelho. A obra mostra de forma clara e realista que a vitória sobre o câncer ainda é algo imprevisível, pois, ainda existem algumas formas da doença em que bem pouco pode ser feito, apesar do grande avanço da medicina em diagnosticar e tratar o paciente.

Por outro lado, quando se trata de nossa vida, toda e qualquer batalha sempre vale a pena! Esse senso de valorização pelo que de direito é nosso, é justamente o que o autor procura passar para seus leitores – e de certo modo – ele atingiu seu objetivo, pois seu livro ensina-nos de forma ímpar e magistral, como amadurecer com as adversidades, a enfrentar as perdas, as deficiências e os contratempos que uma enfermidade nos apresenta.

Um Pedaço de Mim revela-nos seus métodos utilizados no combate à doença, bem como o que ele sugere de natural, espiritual e psicológico a uma pessoa que esteja lutando ou auxiliando "entes queridos" na luta contra esta implacável doença. O livro é composto também de cinco anexos que relatam um breve histórico do câncer; como surge, principais tipos, causas, fatores de risco, prevenção e formas de tratamento médico e psicológico aos pacientes afligidos pela doença.
Powered By Blogger